Osteoartrose de Coluna (Dor Facetária)

Osteoartrose de coluna e dor facetária

Assim como a osteoartrose das grandes articulações, como joelho e quadril, faz parte, em algum grau, do envelhecimento normal das articulações, a osteoartrose facetária também faz parte do processo de envelhecimento natural da coluna em qualquer segmento, seja cervical, dorsal ou lombar.

A artrose facetária corresponde ao desgaste das articulações presentes entre as vértebras (chamadas de facetas), as quais se localizam na parte posterior da coluna.

A dor incapacitante grave não é típica da dor facetária. Em casos mais avançados de artrite facetária, esporões ósseos podem se formar e/ou as articulações aumentam e comprimem os nervos espinhais ou a medula espinhal, causando dor radicular ou sintomas de
estenose espinhal. Incluindo mielopatia, ou lesão da medula espinhal, pode ocorrer se as articulações do pescoço ou da área torácica aumentarem o suficiente para comprimir a própria medula espinhal.

Tal como acontece com outras articulações do corpo, a osteoartrose (“desgaste”) é a causa mais comum desta dolorosa condição articular. Outras condições, como artrite reumatoide, espondilite anquilosante, trauma ou síndrome da chicotada cervical e estresses relacionados à doença degenerativa do disco, escoliose ou cirurgia anterior nas costas, também podem contribuir para a dor nas articulações da coluna vertebral.

Nessas condições, a inflamação e a dor nas facetas são mais comuns em populações mais velhas como um processo degenerativo, mas também podem ocorrer em pessoas mais jovens, principalmente se houver histórico de trauma anterior na coluna, incluindo fratura ou síndrome da chicotada.

Sintomas da osteoartrose de coluna

A dor nas articulações das facetas cervicais pode resultar em dor no pescoço com irradiação na área do ombro ou da escápula e/ou dor de cabeça. Rigidez do pescoço e sensibilidade muscular também são comuns. Também é comum experimentar sensações ou sons frequentemente descritos pelos pacientes, como “esmagamento”, “estouro”, “estalo”, “cascalho” ou “papel de areia” no pescoço ou nas costas. A dor na faceta cervical pode causar dor ao virar a cabeça ao dirigir ou dificuldade à noite para relaxar o pescoço ao deitar-se.

A dor nas articulações da faceta torácica pode causar dor no meio das costas, geralmente ao nível das omoplatas ou abaixo.

A dor nas articulações da faceta lombar pode causar dor lombar com radiação na nádega, quadril ou coxa.

Esses sintomas de dor no pescoço e nas costas geralmente são piores pela manhã e melhoram dentro de alguns segundos a minutos depois de caminhar e se exercitar. Os sintomas também são frequentemente agravados por ficar sentado ou em pé por muito tempo e dificultam a postura ereta de uma cadeira e, novamente, geralmente melhoram com o movimento. A dor na faceta lombar também pode causar dificuldade em deitar-se de costas. Se a artrite (processo inflamatório na artrose) ou a hipertrofia da articulação comprimir um determinado nervo, os sintomas podem incluir dor no braço ou na perna, dormência, formigamento ou até fraqueza muscular. (figura da artrose comprimindo um nervo)

A maioria dos pacientes terá sensibilidade na coluna sobre as áreas afetadas. A dor é muitas vezes agravada pela inclinação para trás (extensão) e/ou torção (rotação) do pescoço ou das costas e pode ser aliviada pela flexão para a frente (flexão).

Como é diagnóstico?

O diagnóstico é inicialmente baseado em uma história completa e exame físico. O diagnóstico por imagem (raio-X, tomografia computadorizada e ressonância magnética) das facetas geralmente não é específico, pois a evidência visual de artrite articular (ou hipertrofia facetária) no diagnóstico por imagem nem sempre é um indicador correlacionado de dor nas articulações facetárias.

No entanto, a imagem pode ser utilizada para avaliar outros distúrbios da coluna vertebral que podem criar sintomas semelhantes ou identificar um nervo comprimido, ou estenose espinhal. Após um período apropriado de cuidados conservadores com medicação, fisioterapia e/ou quiropraxia, as injeções diagnósticas de bloqueio de facetas podem ser utilizadas para confirmar a suspeita de
dor nas articulações.

Tratamentos osteoartrose de coluna

O passo inicial do tratamento é o cuidado conservador que consiste em modificação da atividade, alongamento, fisioterapia, manipulação quiroprática e/ou medicamentos. A fisioterapia consiste em tratamentos ativos e passivos. Esses tratamentos são utilizados para restaurar ou melhorar a amplitude de movimento da coluna vertebral e a função muscular. A fisioterapia, um tratamento ativo, consiste em atividades de exercícios de alongamento e fortalecimento.

O exercício é utilizado para melhorar a força dos músculos de suporte da coluna vertebral e restaurar a postura normal da coluna e a amplitude de movimento. O tratamento passivo pode incluir coisas como gelo, massagens musculares, estimulação elétrica, ultrassom, tração, massagem e manipulação quiroprática, que são usadas para aliviar a tensão muscular e a dor causada pela dor articular subjacente.

Em seguida, se os sintomas persistirem, injeções de facetas diagnósticas podem ser realizadas nas facetas para bloquear a dor na área articular. Se o procedimento for bem-sucedido em produzir alívio temporário da dor, a articulação é confirmada como causa de dor nas costas. Finalmente, uma rizotomia (também chamada de ablação por radiofrequência ou neurotomia) pode ser realizada na tentativa de proporcionar alívio da dor mais duradouro, variando de meses a anos, geralmente de 6 a 18 meses.

A longo prazo, recomenda-se que as pessoas permaneçam fisicamente ativas e participem de um programa diário de exercícios para manter a função da coluna vertebral e promover um estilo de vida saudável.

Outro ponto importante válido aqui para qualquer tipo de patologia inflamatória crônica, como a artrose, é a questão do cuidado com a dieta. Hoje sabemos que o processo inflamatório está intimamente ligado ao intestino. Certos alimentos são mais propensos a causar um processo inflamatório que se iniciará no intestino e de certa maneira manterá todo o corpo em alarme, determinando assim uma meta inflamação.

A meta inflamação é o termo usado para um processo inflamatório crônico subclínico mediado em resposta à absorção de substâncias pró-inflamatórias. As substâncias mais comumente ligadas a essa condição são os açúcares, o glúten e derivados, o leite de vaca e derivados e o álcool. Além, é claro, do tabagismo, hábito número um ligado a quase todas as doenças. O que geralmente fazemos é uma dieta restritiva destas substâncias por 03 meses para depois introduzir aos poucos uma a uma, pois nem sempre o paciente tem problema com todas elas.

Dúvidas frequentes

• O que causa dor nas articulações facetárias?

Osteoartrite, artrite reumatoide, espondilite anquilosante, trauma e estresse relacionado à doença degenerativa do disco ou cirurgia anterior nas costas são as causas mais comuns de dor nas articulações facetárias.

• Essa dor voltará ou sempre estará comigo?

Geralmente, os sintomas de dor nas articulações facetárias podem ir e vir. Devido à natureza degenerativa da condição, ou inflamação associada, trauma e lesão nas articulações, a disfunção articular subjacente persistirá.

Apesar disso, períodos sem dor são frequentemente experimentados juntamente com períodos frustrantes de crises dolorosas. Muitas pessoas têm sintomas mínimos, a menos que ocorra um agravamento, como por atividade pesada repetida ou acidente com veículo motorizado.

• O que posso fazer para controlar meus sintomas?

Além dos tratamentos médicos descritos acima, exercícios em casa, tratamentos tópicos com calor ou gelo, massagem, alongamento e analgésicos orais são atividades direcionadas ao paciente melhor utilizadas para controlar os sintomas da articulação facetária.

• Sempre terei torcicolo ou dores nas costas?

As articulações facetárias desempenham um papel crucial na amplitude de movimento da coluna vertebral. Quando as articulações das facetas se tornam disfuncionais devido à artrite ou lesão, pode-se esperar uma perda de amplitude de movimento.

Em casos mais graves, a perda de amplitude de movimento pode ser significativa devido ao desenvolvimento de esporões ósseos ou alargamento das próprias articulações, o que causa uma limitação estrutural/mecânica ao movimento natural da articulação.

Portanto, os pacientes são encorajados a controlar sua rigidez com alongamentos e exercícios para talvez melhorar, certamente manter e, o mais importante, evitar mais perda de amplitude de movimento.